sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Peter Greenaway e o Cinema "morto"


Olá,
quero compartilhar aqui um vídeo gravado por mim na apresentação feita pelo Peter Greenaway em São Paulo. Foi na abertura do festival Sesc Vídeo Brasil realizada dia 30 de setembro de 2007.

Eu gravei este vídeo com meu celular no inicio da abertura do evento, na hora não prestei muita atenção mais chegando em casa eu re-assisti o vídeo e fiquei um tanto quanto apreensivo em relação a frese dita por Greenaway, ele diz : Eu acredito que o cinema está morto!!! E depois deste dia eu ouvi e vi outras pessoas comentarem que ele mais de uma vez fez essa afirmação.

Bom, apesar de respeitar o magnífico trabalho realizado por ele e considera-lo um grande artista e cineasta, eu acredito que conhecendo o cinema como conheço hoje ele está muito longe de estar morto, pelo contrário, vejo um cinema cada vez mais se reinventando e criando formar de trazer inovação para as telas de cinema. Eu sei que existem milhares de filmes comerciais que são lançados todos os anos que são literalmente LIXO, porém existem vários outros filmes que normalmente não são exibidos nos circuitos comerciais mais que comprovam que o cinema esta muito vivo, vide os próprios filmes do Greenaway. Os filmes e os realizadores que realmente inovam no cinema são poucos mais por eles já se pode falar que existe cinema “vivo” por ai. O problema é que Peter Greenaway acredita que os autores devem buscar a inovação e a subversão do formato o tempo todo, só que não se pode fazer isso do dia para a noite.

Portanto acho que é muita pretensão ou muito loucura sair ai dizendo que o cinema esta morto, talvez seja uma forma que ele encontrou de causar polemica ou de criticar o cinema que ele diz ser chato e não inovador, mais para mim essa afirmação não passa de uma enorme idiotice.

Bom, se alguém concorda ou discorda da minha opinião sinta-se a vontade para discorrer sobre o assunto.

Até mais.

3 comentários:

Ingrid disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ingrid disse...

Que fique claro algo, a afirmação inteira é: "o cinema está morto. longa vida ao cinema", o que dá um significado oposto do que a primeira frase dita sozinha. pode ser pretensão, sim, mas está longe de ser idiotice. ele valoriza cinema de autor, o que é ótimo. e os cineastas que se consideram autorais entram em uma luta quase militante ao cinema comercial. e como você disse, é este cinema comercial que é puro lixo, ou seja, o cinema que está morto.
longa vida ao cinema pensante, que faz questionar o mundo.

Juliano Grafite disse...

Eu disse isso sobre o cinema comercial mais acredito tambem que existem muitos filmes americanos bons que são feitos todos os anos e que não estão nem um pouco "mortos".

E por falar nisso, bom eu não sou muito bom em ingles mais acho que o Peter G. nesse dia do Video Brasil não falou "longa vida ao cinema" e sim alguma coisa do tipo: Vcs achão que o cinema esta morto?

Todos nesse momento gritaram mais meio que sem saber por que pois acabaram indo na onda do Greenaway.
Lembrando que eu que gravei o video e lembro que fiquei quase gritei, hehe. Eu acho que ele esta "vendendo" sua teoria como se fosse uma verdade indiscutivel.

O que vc acha Ingrid, vc foi na abertura do Video Brasil ??

O que vc acho do discurso feito por ele lá??