quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

O Inferno de Greenaway

Assisti “A TV Dante”, um programa de TV de Greenaway de 1989 e que é uma adaptação de “O Inferno de Dante”, uma parte da obra “A Divina Comédia”, de Dante Alighieri e achei interessante comentar sobre este programa de grande qualidade.
Nesta obra Greenaway usa diversos conceitos da vídeoarte. Ele faz uma mistura de imagens e conceitos para formar sua idéia. “A TV Dante” foi feita em um formato de televisão, porém o autor, como de costume, não se limitou a um formato, a um padrão. Greenaway expande os conceitos da televisão comum e adiciona novos fatores que enriquecem a obra.
“A TV Dante” utiliza diversos efeitos típicos da vídeoarte como mudança de velocidade e principalmente a sobreposição de imagens e textos que, junto à narração, trazem uma linguagem dinâmica, mas que não deixa de ser compreensível em momento algum e que só enriquecem o trabalho. Ele mistura imagens que parecem ser de algum arquivo de documentário sobre a vida animal; um formato de quadro de documentário (como talking heads), onde personagens e especialistas falam e comentam sobre o assunto; textos sobrepostos à imagem com conteúdo da obra original; narrações do texto original em todo material; etc. Através dessas imagens da cultura contemporânea, Greenaway pós-moderniza o poema clássico de Dante.
Greenaway consegue transpassar a obra de Dante para um formato totalmente televisivo, totalmente explicativo. É possível relacionar “A TV Dante” inclusive com a TV Digital, pela utilização de diversas telas e sons misturados no mesmo quadro. Esse modelo televisivo em que o autor estabelece seu trabalho, expressa a velocidade que a pós-modernidade ultrapassa, onde a concentração das pessoas não passa de alguns minutos, onde as pessoas já se acostumaram com a superficialidade.
.

Nenhum comentário: