quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Sobre Godard - "O cinema está morrendo, e foi destruído por Godard."

Tradução de trecho do Greenaway argumentando sobre o Godard, postado no post anterior:

"De certo modo, acredito que já é tarde demais: Cinema é uma tecnologia velha. Acho que vimos um incrível cinema agonizante nos últimos 30 anos. De certa maneira, Godard destruiu tudo - um grande, grande diretor; mas, de certo modo, ele tocou o alarme mortal, pois ele destruiu o cinema como um todo, fragmentou-o, tornou-o muito, muito consciente de si mesmo. Como todos os movimentos estéticos, o cinema durou cerca de 100 anos, passando por 3 gerações: o avô que organizou tudo, o pai que basicamente o consolidou e o jovem que rompeu com tudo. É apenas um padrão humano."




Outro trecho da entrevista, ainda não citado no blog, em que ele explica quem seriam, metaforicamente, o avô e o pai do cinema:

"(...) Mas cada um destes cineastas foram muito influenciadas pelo cineasta que veio antes, e nisto você descobre que a admiração de Godard por Orson Welles é extremamente forte, e a admiração de Orson Welles por Eisenstein é extremamente forte. Então, de um certo modo, eles estão andando em uma carruagem, se te servir o termo; ele são os três grandes conspiradores: vamos fazer, vamos aperfeiçoar, e agora vamos jogar tudo fora."

Nenhum comentário: